O Câncer de colo de útero é um dos que mas causam mortalidade em mulher, perdendo para o câncer de mama e do colorretal.
O Câncer é causado pela infecção por alguns tipos de vírus do HPV.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum, sendo na maioria das pessoas infectadas assintomática, mas quando desperta sintomas, pode provocar o surgimento de verrugar genitais e coceira.
Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Por esse e outros motivos é tão importante prevenir a condição.
Já no estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir.
É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:
?Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
?Sangramento vaginal;
?Sangramento após relação sexual;
?Secreções vaginais anormais;
?Menstruação irregular;
?Fadiga;
?Perda de peso sem motivo aparente;
?Náuseas.
?Como se prevenir?
A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero e que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos.
Deve ser feito por todas as mulheres que possuem vida sexual ativa, Quando a mulher possui fatores de risco para a doença, pode ser solicitado uma frequência menor entre um exame e outro.
Além dos exames, a mulher também pode se prevenir recebendo a vacina contra o vírus HPV.
No entanto, é importante reforçar que a vacina não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de vírus do HPV.
O uso de preservativos também deve ser uma medida preventiva contra esse tipo de vírus, prevenindo também outras doenças sexualmente transmissíveis.
#MarçoLilás